Vantagens de ser uma empresa sustentável

O conceito de sustentabilidade envolve muito mais do que cuidar do meio ambiente. 
Além da preservação da fauna e da flora, é preciso considerar a justiça social, envolvendo compromissos relacionados à ética, diversidade de gênero, eliminação de preconceitos, cuidado com a comunidade e muito mais.

Melhora no valor de marca

Os consumidores buscam um comprometimento social, ou seja, que vá além do puro interesse comercial. E uma das maneiras de demonstrar esse engajamento é por meio da sustentabilidade. Fazer de valores responsáveis uma constante, melhora a imagem da empresa perante o mercado e os clientes.

Expansão das oportunidades de negócios

Todo mundo tem seus critérios na hora de fechar negócio com alguém. E a sustentabilidade está cada vez mais presente nessa lista de pré-requisitos.
Ao ser sustentavelmente correta, a organização amplia seu potencial de crescimento.

Engajamento dos colaboradores

Se o colaborador sente que seu trabalho faz parte de algo maior e sabe que suas atividades do dia a dia conseguem beneficiar outros aspectos que também são importantes para ele, seu engajamento com o trabalho tende a melhorar — e muito. Ao sentir orgulho daquilo que produz, o profissional se sente muito mais motivado para ir trabalhar.

Redução de custos

Por exemplo, ao desligar luzes desnecessárias, reutilizar a água ou instalar sistemas de aquecimento e resfriamento geotérmico, a empresa está adotando práticas sustentáveis que também interferem nos gastos com a conta de luz e água e, assim, pode reduzir custos.

Integração com a comunidade local

Hoje em dia o consumidor exige muito mais do que qualidade e preço baixo. As redes sociais e os grandes portais de notícias da internet registram de perto as atividades de empresas que desrespeitam direitos trabalhistas, realizam testes em animais, poluem o meio ambiente ou desrespeitam o consumidor. Dessa forma, ser sustentável é também uma questão de competitividade no mercado.