Qual a diferença entre lote e terreno?

É muito comum as pessoas confundirem lote e terreno, pensando ser a mesma coisa. Mas apesar de estarem relacionados, não possuem a mesma definição. Uma boa forma de diferenciar é ter em mente que o lote é uma divisão do terreno, e que um conjunto de lotes forma uma quadra.

Terreno é um grande pedaço de terra, urbano ou rural, reservado para a construção de imóveis. Neste espaço podem ser erguidas variadas obras, ou então ser realizada a criação de animais ou plantações – como é comum em áreas rurais.

O espaço pode ser comercializado por inteiro, tendo seu valor calculado por metro quadrado ou acre.

No entanto, qualquer terreno pode ser dividido em porções menores de terra, transformando-se em um loteamento.  Esses pedaços menores de terra, geralmente do mesmo tamanho, são comercializados separadamente e definidos como “lotes”.  É muito comum que eles sejam reservados à construção de casas geminadas, sobrados, prédios e outras construções residenciais ou comerciais.

Por ser uma subdivisão do terreno, portanto de valor menor, proporciona maior facilidade de venda, dando maior liquidez ao capital investido.

Outro ponto importante é que as burocracias e despesas para manter o lote, normalmente, são menores. Sem contar que, um lote é uma das formas de investimento com maior rentabilidade, sendo considerada uma das melhores formas de aplicação disponíveis no mercado.

Consulte as opções da Stéfani e garanta um bom lote com um ótimo negócio.