Pratique o voluntariado você também! Conheça os Projetos Sociais apoiados e realizados pela Construtora Stéfani

Mais do que proporcionar a compra de um espaço físico para construção de uma casa ou imóvel comercial. A Construtora Stéfani é especialista em sonhar os sonhos de seus clientes, pois entende que seu papel é muito maior que apenas a estruturação, venda e entrega de um empreendimento. Esse mesmo entendimento acaba se expandindo para diferentes áreas e, desde sua fundação, a Construtora busca fazer diferença na comunidade em que está inserida sua sede, em Ribeirão Preto.  Ao longo de todos esses anos foram incontáveis projetos e parcerias e, mais recentemente, em 2015, deu início a um trabalho articulado e amplo, onde desenvolve ações sociais em diferentes frentes.

De acordo com Renata Stéfani, diretora de Gente e Gestão do grupo, todos os anos é selecionada uma instituição filantrópica de Ribeirão Preto para ser apadrinhada pela Construtora. O projeto prevê a reforma ou adequação no espaço físico para o melhor atendimento dos usuários e a instituição tem suas necessidades acompanhadas durante todo o ano, com a realização de diversas atividade culturais e recreativas. A instituição selecionada é o centro da programação anual da empresa, que envolve a realização de comemorações especiais como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança e Natal, além de atividades de apoio à comunidade, com a elaboração de currículo e outras necessidades específicas.

“O trabalho que fazemos na construtora é muito bonito, pois participamos dos sonhos das pessoas que compram seus lotes com a gente e nos sentimos gratos e honrados por essa confiança. Uma forma de recompensar nossa alegria em servir nossos clientes é gerar para a sociedade algum tipo de melhoria. Seja em ações pontuais, como eram feitas no início da empresa, ou mais recentemente os projetos estruturados. A CS nunca deixou essa característica de lado e sempre procura agir em prol de quem precisa”, explica Renata.

Ao longo dos anos já foram atendidas algumas instituições, com perfis diferentes umas das outras, como a Creche Lar Escola Aprendizes do Evangelho (Vila Tibério), a Creche Maria de Nazaré (Parque Industrial Tanquinho), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Frasol (Parque Ribeirão Preto) e o Lar do Vovô Albano. Neste ano, a instituição apoiada é o Projeto Gabi, que atende pessoas deficientes. Para a instituição a Construtora Stéfani está auxiliando em uma sala de fisioterapia para atendimento local, que é uma das dificuldades encontradas pela ONG na realização dos seus atendimentos.

Macarrão Solidário

A vocação social da CS é expandida para seus colaboradores através da sugestão de agendas que integrem, motivem e engajem as pessoas em prol do social. Uma vez por semana, colaboradores participam voluntariamente da compra de insumos e produção de um Macarrão Voluntário, distribuído para moradores da Comunidade Vida Nova (conhecida popularmente como Favela da Aids), na zona Oeste da cidade. A cozinha para o preparo é cedida pela Igreja Estigmatinos. Por semana, são produzidas cerca de 200 refeições. Neste momento de pandemia, não está havendo a produção pelos voluntários por conta da necessidade do distanciamento social, porém, a Construtora Stéfani efetivou a parceria com um restaurante para o fornecimento das refeições e assim mantém a alimentação dessas famílias neste momento ainda mais crítico.

Campanha de Agasalho

Anualmente os colaboradores da Construtora Stéfani são estimulados a doarem roupas, calçados, agasalhos e cobertores em bom estado, que não usam mais. A arrecadação é feita na sede da CS e os itens são destinados a instituições de acordo com o perfil dos itens arrecadados.

Doação de Sangue

Três vezes ao ano, a Construtora Stéfani e o Hemocentro de RP (localizado na rua Quintino Bocaiúva) promovem ações de engajamento para doação de sangue. Na data prevista, os colaboradores são dispensados de suas atividades profissionais para realizarem o ato solidário. A campanha acontece nos canais de comunicação interna.

Doação de Materiais Recicláveis

A CS tem uma política consistente de separação de resíduos sólidos e todos os materiais que podem ser reutilizáveis ou reciclados são destinados para esses fins. Mensalmente, uma coletora retira os itens que são encaminhados para a Cooperativa Mãos Dadas, gerando renda para a ONG e contribuindo com o meio ambiente.

Gincana ICS (Integração Construtora Stéfani)

Anualmente, a Construtora Stéfani realiza uma gincana com os colaboradores em que os grandes prêmios são o entrosamento entre as pessoas e a oportunidade de contribuir com uma instituição social. Ao grupo ganhador é dado um cheque de R$ 5 mil reais, que é destinado para a instituição escolhida pela equipe.

Essas ações são demonstrações de como pode ser simples ter um olhar mais empático com a sociedade e como isso pode ser estimulado dentro do ambiente de trabalho, para formação de uma verdadeira cultura de Responsabilidade Social. “Durante toda a nossa trajetória, não buscamos visibilidade para as nossas ações sociais, pois sentimos que elas são apenas mais uma parte do nosso compromisso, que é algo ainda maior. Nós buscamos contribuir ampla e positivamente com as cidades onde temos os empreendimentos. O reforço e manutenção dessas ações é uma oportunidade de mostrar para nossos colaboradores que quando nos juntamos, nossa força se amplia e que assim podemos transformar nossas comunidades e inspirar ainda mais pessoas a agirem da mesma forma”, finaliza Renata.

E se você também quer fazer parte desse movimento, conheça o Projeto Gabi. Visite https://www.projetogabi.org/colabore e apoie essa causa!