Otimização de espaços internos

Se você já fez diversas alterações na decoração de sua residência, trocou os móveis de lugar e nada disso trouxe o resultado esperado, talvez o que você precisa é buscar maneiras de otimizar o espaço. Isso significa planejar e organizar os ambientes de modo a aproveitar cada canto ao máximo.


Neste artigo você poderá conferir dicas para deixar seu doce lar mais confortável e funcional.

Prefira as cores neutras:

Dê preferência para as claras, que refletem a luz e dão a ideia de um ambiente maior. Depois, é só trazer vida com objetos e peças em cores mais vivas, como almofadas, tapetes, quadros, plantas e até mesmo móveis como cadeiras, mesas e sofás.

Aposte na verticalização:

Quando falamos em pequenos espaços, estamos tratando de ambientes com pouca largura disponível. Para agregar funcionalidade mesmo com essa limitação, a solução é apostar em estantes e outros móveis instalados nas paredes para valorizar a sua funcionalidade.

Espelhos:

Os espelhos, quando localizados estrategicamente, como nas paredes opostas aos locais de entrada no ambiente, são também capazes de criar uma ilusão de maior amplitude.

Invista em peças multiuso:

Mesas laterais que viram mesas de jantar, sofás-camas, estantes divisórias de ambiente e escadas com gaveteiro são alguns exemplos. Vale de tudo para que as peças se transformem de acordo com as necessidades.

Elimine o que não é mais necessário:

Faça uma separação de tudo aquilo que você não usa, mas mantém lá guardadinho para o famoso “vai que um dia…”. Sejamos sinceros, esse dia nunca chega.

Esse “exercício” de desapego já vai liberar um espaço até então desconhecido por você no seu próprio imóvel.