Mantenha sua rotina sempre organizada

O dia a dia envolve diversas tarefas, e saber como organizar a rotina é essencial. A falta de planejamento atrapalha a concentração e o controle sobre o cumprimento de todos os compromissos, se tornando bastante prejudicial.

Muitas vezes são necessárias apenas algumas mudanças de hábitos para ter mais disciplina e manter tudo sob controle.

Faça listas de tarefas

Anote tudo que você tem para fazer. Pode ser em papel, no bloco de notas do celular ou aplicativo. Sempre que lembrar de algo, anote. É importante checar essa lista diariamente, definir prioridades e concluir as tarefas na medida do possível.

Limite o tempo de cada tarefa

Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandará mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

Desapegue

O acúmulo de coisas inúteis só atrai bagunça e mais desorganização para sua casa ou ambiente de trabalho. Acostume-se a se desfazer das coisas assim que elas não forem mais necessárias e não se apegue ao que pode ser doado. 

Não procrastine

Deixar para fazer depois. Essa é uma grande mania que temos quando a tarefa nos assusta um pouco. Identificar o motivo é o primeiro passo. Pode ser algo fácil de fazer e estamos com medo de começar. Daí vem a procrastinação. É preciso focar nos benefícios para superar os esforços. Uma dica é pensar na tarefa já executada e quantos benefícios ela trará, começando devagar, com passos menores. Quando perceber já estará cumprida.

Separe o que vai usar no dia seguinte

Se você trabalha fora, passe a deixar separados a roupa, o sapato e a bolsa ou mochila que irá usar no dia seguinte. Aproveite para reunir os cosméticos e maquiagem usada no dia a dia num mesmo lugar. Você ganhará uns bons minutos que poderão ser desfrutados para tomar o café da manhã com mais calma.

Seja pontual

Chegar atrasado a um compromisso pode atrapalhar todos os outros eventos do seu dia. A pontualidade é essencial para a organização. Além disso, a sensação de estar atrasado pode tirar a motivação para todo o seu dia.

Separe as roupas

Ao retirar a roupa do secador ou varal, faça uma triagem. As que não serão passadas, dobre e coloque no guarda-roupa. Não deixe acumular aquele monte de roupas em cima de uma cadeira ou no canto do sofá.

Tenha um porta-chaves

Tenha uma bandeja, um pote ou algum tipo de recipiente onde você possa colocar as chaves, celular, carteira e correspondências assim que passar pela porta. Assim, esses itens importantes já ficam a mão na hora de sair e você não fica com aquela dúvida constante de onde colocou as suas chaves ou onde deixou a carteira.

Seguindo essas dicas, você terá um dia a dia mais organizado e produtivo. Além disso, sobrará tempo para fazer as coisas que realmente importam para você.