Mantenha seus terrenos limpos e evite dores de cabeça

Nunca se ouviu falar tanto sobre a importância de cuidar da saúde. Essa preocupação, que deveria ser uma constante, pode se manifestar de diversas maneiras e faz com que as atenções sobre esse tema estejam em destaque. Para quem é proprietário de terrenos e loteamentos, o cuidado deve ser redobrado. A limpeza e roçada desses lugares é um compromisso dos donos, visando a saúde e a segurança das pessoas que moram e circulam próximas área.

Cada cidade possui regulamentação específica sobre o assunto e é responsável pela sua fiscalização. Para quem não segue a conduta estabelecida, há aplicação de multas onerosas, que variam de acordo com a metragem do imóvel. 

Não é incomum que terrenos se tornem depósitos de lixos clandestinos. Com o crescimento do mato alto, o lugar se torna um ponto para dispersão de resíduos de obras, de móveis usados e restos de entulhos. A partir do momento em que esses resíduos são depositados no local, eles se tornam uma responsabilidade do dono da área. 

Uma forma de inibir esse comportamento e facilitar a identificação do responsável é manter a área limpa. Isso desestimula a prática e ainda gera constrangimento para quem é visto praticando a ação. 

Moradores indesejados

Ratos, baratas, aranhas, escorpiões são alguns dos moradores indesejados que se instalam em terrenos que não tem o devido cuidado. Outra grande preocupação é que, com o possível acúmulo de água parada em lixos, há a formação de criadouros para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como chikungunya e zika. 

Para a execução da limpeza e roçada da área, é indicada a contratação de empresa especializada, pois vários riscos estão envolvidos. É necessário uso de equipamentos de proteção para garantir a segurança e o trabalho pode ser feito por meio de equipamentos manuais, como enxadas e foices, ou por meio de roçadeira elétrica. Em alguns casos podem ser usados herbicidas, mas nunca é recomendada a utilização de fogo como meio para limpeza do terreno.