Já ouviu falar em Cimento Verde?

Não é de hoje que a indústria da construção civil busca soluções para minimizar o problema gerado pelos resíduos de sua produção. Entre várias pesquisas e projetos- piloto realizados nesse sentido, uma nova tecnologia para pavimentação de vias baseada no uso de cimento verde está sendo testada primeiramente na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

A solução é feita com resíduos de construção e demolição (RCD). Para isso, são utilizadas técnicas de processamento controladas, como caracterização química, técnicas específicas de moagem e métodos expeditos de desidratação.

Nesse processo, a emissão de C0² é consideravelmente menor em comparação ao método de fabricação usual. 

A descoberta permitirá produzir cimento com 50% menos consumo de energia, pois a mistura é atingida a 500°C em vez dos 1.450°C tradicionalmente necessários para a produção do material.

Atualmente, a tecnologia ainda se encontra em fase de estudos e não está pronta para a comercialização em grande escala. Sua composição, inclusive, ainda deverá ter alterações.

O caminho para uma implementação de produção em massa é longo. Certamente, exigirá vários anos de desenvolvimento. As etapas passam por inúmeros testes e processos de certificação, de regulamentação e de normalização.

Especialistas sugerem que essa tecnologia estará disponível apenas em 2050, mas mesmo com tanto tempo de pesquisa, é muito interessante notar que a sustentabilidade não está apenas no papel, mas também fazendo a diferença em diversos meios e impactando a sociedade.