Imóvel na planta ou lote pronto para construir? Veja qual é o melhor para você.

Conquistar o sonho da casa própria é o desejo de muita gente e, quando em busca dessa realização, muitos se perguntam: “O que vale mais a pena: lote pronto para construir ou imóvel na planta?” Essa é uma situação que pode deixar algumas pessoas realmente em dúvida.

Mas a verdade é que ambas as opções são válidas e devem ser consideradas, juntamente com o seu momento financeiro, familiar e produtivo. Pode ser que você queira construir exatamente do seu jeito ou comprar um imóvel na planta, o importante é conhecer bem as opções para poder tomar uma decisão com segurança!

Então, acompanhe durante o texto, quais as características de cada opção, assim como as vantagens e desvantagens em construir. Boa leitura!

Escolhendo o imóvel na planta

Se você optou por um imóvel na planta, saiba que todos os processos estarão diretamente envolvidos com uma construtora, não havendo a necessidade de terceiros, como cartórios e proprietários. Portanto, realizar a documentação para esse tipo de imóvel tende a ser menos complicada. 

Porém, uma desvantagem desse tipo de negócio é o fato de que o imóvel ainda será construindo e há o risco (pequeno, mas existente) da construtora não entregar o imóvel. Ou então pode haver atrasos no cronograma de construção e você acabar se mudando muito tempo depois do esperado, por vezes, ainda tendo de pagar aluguel em outra residência.

Para ficar seguro ao realizar essa escolha, você pode sempre verificar a situação da construtora, solicitar documentos que atestem a condição financeira da empresa, se há reclamações no Procon ou em sites como o Reclame Aqui, conversar com clientes e se informar bem.

Escolhendo um lote para construir

Comprar um lote para construir é uma decisão muito importante, que requer calma e um pouco de paciência, mas o resultado final é realmente recompensador, tanto para o bolso quanto para o gosto, já que você pode construir o seu lar do jeitinho que sempre sonhou. E, geralmente, fica mais barato do que comprar um imóvel na planta. Detalhamos melhor estes dois pontos abaixo:

  • Maior controle financeiro

Geralmente, a compra do terreno é mais barata do que de uma casa pronta. Uma boa ideia é comprar o terreno caso já tenha o dinheiro, pois você poderá construir aos poucos, diminuir os gastos com o material de construção/mão de obra e ainda parcelar esses valores. Assim você obtém um controle financeiro maior, pois todas as decisões partem de você.

  • Possibilidade de personalização

Ao investir na construção do seu próprio lar, você poderá criar os cômodos exatamente como deseja, escolhendo os tamanhos, disposições e acabamentos. Lembre-se: os únicos limites são o orçamento e as normas/leis da construção civil! Fora isso, você terá toda a liberdade para construir o seu sonho!

Agora que você já tem mais informações a respeito dos processos de compra de imóvel na planta e compra de um lote para construir, ficará mais fácil tomar a decisão ideal!

Fontes:

https://epocanegocios.globo.com/colunas/Financas-de-Bolso/noticia/2016/12/imovel-na-planta-ou-pronto-qual-e-melhor.html

https://www.imovelweb.com.br/noticias/quem-ajuda-amigo-e/o-que-vale-mais-pena-imovel-pronto-ou-construir/

https://blog.racon.com.br/alugar-comprar-ou-construir-qual-e-a-melhor-opcao-para-mim/