Empreendedorismo na construção civil

Consolidado com um dos maiores setores do país, principalmente na questão econômica, a construção civil dita a infraestrutura brasileira, assim como permite uma ampla gama de possibilidade em empreendimentos.

Com tantas opções e empregando tantos trabalhadores, investir num negócio relacionado a esse setor pode ser vantajoso para que, principalmente engenheiros e arquitetos, se tornem empreendedores.

Frequentemente, cresce o número de pessoas que procuram por profissionais habilitados para realizarem o projeto da casa dos sonhos. Isso envolve engenheiro, arquiteto, calculista estrutural e projetista de instalações, ou seja, todo o ciclo de vida do projeto.

O crescimento urbano – muitas vezes sem planejamento – aliado a falta de tempo das pessoas, são responsáveis pelo surgimento de uma série de serviços que necessitam de mão de obra especializada.

Apesar desta grande demanda, ainda são poucas as empresas especializadas em reparos de imóveis residenciais ou comerciais, predominando as atividades informais, com a contratação de pessoas que, em geral, não possuem especialização e não legalizam seu pequeno negócio.

Resumindo: existem diversas oportunidades para o empreendedorismo na construção civil. Alguns exemplos são reformas estruturais de imóveis, reparos hidráulicos e elétricos ou a criação de projetos residenciais.

Uma ótima fonte de aprendizado para quem deseja empreender na construção civil é o Sebrae, que oferece consultorias e cursos presenciais e à distância. 

O empreendedorismo na construção civil é uma excelente alternativa para quem tem experiência na área e deseja abrir o negócio próprio.

Informe-se, capacite-se e mãos à obra!