Em sua obra, aposte em eficiência energética

Trazer a eficiência energética para dentro do canteiro de obras é um dos grandes desafios quando pensamos em sustentabilidade na construção civil. Além da utilização de materiais verdes e reciclados, blocos ecológicos e reutilização da água, é preciso atentar para o consumo de energia que o empreendimento demanda para, assim, garantir uma construção em harmonia com o meio ambiente.

O conceito da eficiência energética foi criado para que o consumo de energia seja repensado em prol da sustentabilidade. Nas edificações, três elementos são fundamentais: a envoltória (casco do edifício), o que existe dentro dela e o modo como eles são utilizados.

Com um melhor aproveitamento das condições climáticas locais, um imóvel pode ser construído com uma maior ventilação, o que permite o uso moderado de ar condicionado. Ou então, pode receber maior radiação solar, aproveitada por um aquecedor. Já as esquadrias de PVC asseguram o melhor desempenho com o isolamento térmico e acústico.

Dentre as muitas ações, também podemos destacar:

Cobertura verde: filtra o gás carbônico na cobertura do prédio, reduzindo a temperatura e absorvendo até 90% mais calor que sistemas de cobertura tradicionais.

Sensores de desligamento automático: fundamentais para reduzir o consumo de energia. Luzes de corredores, por exemplo, só serão acionadas em casos de detecção de presença, evitando o desperdício.

Isolamento térmico: responsáveis por manter a temperatura de um ambiente. Por isso, além da redução do ruído, o isolamento térmico garante um consumo de energia elétrica inferior e, consequentemente, mais sustentabilidade na construção civil.

Nas residências, os aparelhos elétricos permitem cozinhar mais rápido, limpar com mais eficiência, assistir a filmes e programas de TV, ouvir música ou explorar o mundo pelo computador. Isso tem um preço: tanto conforto demanda, somente nos lares, 25% do consumo de energia global.