Drones na Construção Civil

Antes de entender como as pequenas aeronaves podem impactar diretamente o mercado imobiliário, deve-se ter em mente que tudo começa no momento da obra. Os drones são muito utilizados pela construção civil em diversos momentos, mas o destaque fica por conta das fotografias da obra durante sua realização.

Uma das principais razões pelas quais os veículos são empregados é sua possibilidade de acessar locais difíceis, praticamente impossíveis para humanos ou outras máquinas.

Antigamente, para que essas imagens fossem feitas, era preciso contratar um fotógrafo. Este, pendurado em um pequeno avião ou helicóptero, fazia os cliques encomendados.

Além de ter um custo bastante elevado, as imagens demoravam muito para ser produzidas e entregues para o cliente. E mesmo alguns pontos eram de difícil acesso.

E se a demanda fosse por um pacote que incluísse vídeo, era necessário contratar três profissionais: um fotógrafo, um cinegrafista e, claro, o piloto do avião. Como resultado, eram recursos que ficavam restritos apenas a obras muito grandes.

Os drones são utilizados pelas construtoras principalmente para:

• Acompanhar à distância o andamento de uma obra a partir de diversos ângulos; 

• Produzir imagens aéreas que serão utilizadas pelas equipes de marketing e vendas; 

• Realizar inspeções prediais e análises estruturais. Nesses casos, os drones permitem fazer imagens, dispensando o uso de guindastes ou andaimes. Além disso, o drone pode acoplar uma câmera termográfica para detecção remota de umidade; 

• Monitorar canteiros de obras. A captura de imagens pode ser usada para controlar o uso de equipamentos de segurança, a evolução do trabalho e o desperdício de recursos; 

• Mapear áreas para avaliação de terrenos; 

• Levantamento topográfico, visualização de acessos, apoio ao estudo preliminar do projeto; 

• Gerar dados para alimentar softwares na modelagem de edificações (3D); 

• Monitorar áreas de risco, mapear processos erosivos, produzir mapas temáticos, mensurar áreas contaminadas etc.