Dicas: seja mais produtivo no home office

Trabalhar em casa é ótimo, desde que você realmente trabalhe.
Ter um home office é a melhor maneira de encontrar o melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Pode levar um tempo até fazer com que esse balanço funcione, mas quem consegue achar a dose certa garante que vale a pena esperar – e essas dicas simples vão ajudar você a tirar o máximo de proveito dessa experiência.

Defina sua rotina

A princípio pode parecer que a melhor coisa de trabalhar em casa é não ter uma rotina, mas na verdade, é ela que vai ajudar você a se organizar quando estiver em casa. E, embora tenhamos colocado um significado negativo nessa palavrinha ao longo dos anos, ter uma rotina não significa trabalhar das 9h às 18h.

Demarque o seu “território” dentro de casa

Muitas vezes é difícil conseguir paz e silêncio para trabalhar em casa. Uma estratégia é delimitar um espaço dentro da casa que será o seu “território” – um local onde não vão incomodar você e nem mexer nas suas coisas.
Muito importante: mantenha esse espaço organizado!

Invista nas suas condições de trabalho

Invista nos materiais que o cercam e trabalhe de forma mais produtiva. Ter uma cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador, é fundamental. Quando se está desconfortável, é muito difícil ser produtivo.

Tire as notificações do celular

É ilusório achar que se pode ficar longe do smartphone enquanto trabalha. Mas você pode, ao menos, impedir que muitas distrações apareçam por meio dele. Se você precisa resolver coisas, desligue qualquer elemento digital que possa te interromper. Então, quando terminar, confira o que você perdeu durante esse tempo.

Roupa de trabalho

Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Claro que não é necessária uma roupa absolutamente formal, mas quem trabalha em casa e fica de pijama, ou sem camisa, acaba refletindo este desleixo na qualidade de suas tarefas.