Dicas para reciclar o lixo doméstico

Separar corretamente seu lixo doméstico alivia os lixões e aterros sanitários, fazendo com que chegue até eles apenas os resíduos que não podem ser reaproveitados.

Separar o lixo seco do lixo orgânico é uma atitude simples que facilita a vida de quem trabalha com a coleta seletiva e ajuda a preservar o meio ambiente. Mas não basta apenas ter lixeiras diferentes para descartar o material orgânico e o seco. É preciso também cuidado para que resíduos sujos recicláveis não prejudiquem a qualidade do lixo seco.

Dicas para facilitar o processo de reciclagem:

– Separe resíduos recicláveis (lixo seco) de resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de frutas e legumes, filtros de café, lixo de banheiro etc.);

– No lixo seco, metais, plásticos, vidros e papéis devem sempre ser descartados em sacos separados;

– Papéis devem estar secos e podem ser dobrados, mas não devem ser amassados;

– Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso para evitar acidentes;

– Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor podem ser descartadas junto com os plásticos e poderão tornar-se matéria-prima para blocos da construção civil;

– Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos devem ser entregues em pontos de coleta específicos;

– Desmonte caixas (papelão, leite, sucos) para ocuparem menos espaço.

– Lave embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

– Papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. 

A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias primas necessárias à produção de novos bens de consumo.

Todo condomínio com 50 unidades ou mais precisa fazer a separação do lixo reciclável. Pelo menos, é o que diz uma lei em vigor há 12 anos no estado de São Paulo.

Se você mora em casa ou condomínio que ainda não separa o lixo, entre com contato com uma cooperativa de catadores de sua cidade.