Dicas para ficar em casa com as crianças

Não dá para esconder das crianças a situação delicada que estamos passando. O importante é aproveitar este momento para estabelecer um diálogo sincero e construtivo, além de deixar claro que, bem diferente das férias escolares, é hora de respirar, adotar medidas de prevenção e exercer o cuidado.

Mas, claro, precisamos de alternativas para os pequenos não ficarem entediados e nervosos.

Vamos à algumas dicas:

– Estabeleça o momento da leitura oferecendo livros variados para que as crianças possam ter opção de escolha. Se for uma criança pequena, que ainda não sabe ler, brinque com as ilustrações. Peça para ela localizar nas imagens alguns objetos específicos. 

– Diferentes plataformas disponibilizam conteúdos educativos e divertidos para as crianças, além de materiais para ajudar pais e educadores. No YouTube é possível encontrar uma rica lista de conteúdo, como música, literatura, culinária, desenho e contação de histórias. Boas ideias para ampliar o repertório infantil.

– Incluir a garotada em algumas das tarefas do lar também é uma maneira de entretenimento. Mais ainda: desenvolve um senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada – dá para fazer tudo brincando. Ao concluir uma tarefa, os pais podem incentivar os filhos com uma recompensa divertida.

– Permita momentos de ócio, de não fazer nada. Isso também é importante para as crianças. É deste espaço vazio que nascem as brincadeiras mais incríveis e significativas.