Cuidado com a saúde, sustentabilidade e ambiente de trabalho humanizado fazem parte da Cultura CS

Proporcionar um ambiente seguro para os colaboradores e estimular práticas éticas, sustentáveis ambientalmente e humanas são parte da cultura da Construtora Stéfani. Desde a retomada do trabalho no escritório a CS segue os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde e governo, visando a saúde dos colaboradores e clientes que acessam a central de vendas, neste momento de pandemia e preocupação com a transmissão da covid-19.

A redução do número de pessoas nos ambientes é a principal medida preventiva. Parte da equipe está em home office e é feito um rodízio entre os colaboradores que precisam estar presentes no escritório para atendimento ao cliente. Há protocolos especiais para uso das salas de reuniões e refeitórios. Limpeza frequente dos espaços e aparelhos de ar-condicionado, uso de máscara obrigatório, comunicação permanente das medidas de segurança e disponibilização de álcool em gel. Para os casos suspeitos da doença, há o afastamento imediato e a indicação da realização de teste.

Reduzir, reutilizar e reciclar

Entre as práticas sustentáveis, o cuidado com o meio ambiente é uma rotina. Assim que um novo colaborador ingressa na equipe, ele já tem acesso aos processos para que pratique as medidas também. Os colaboradores recebem canecas reutilizáveis personalizadas para redução do consumo de copos plásticos. Todos os e-mails são assinados com mensagens reforçando a impressão consciente e os contratos são feitos em papéis recicláveis. Nos banheiros são disponibilizados secadores de mãos ao invés de papéis.

Há a separação de resíduos orgânicos e recicláveis em lixeiras especiais e sinalizadas, e uma ONG é responsável por coletar o material e fazer a destinação à reciclagem. Além de ambientalmente correta, a CS também contribui para geração de renda para as famílias que trabalham com a organização social.

A CS também atua junto à comunidade participando de ações de limpeza nos bairros, com a disponibilização de um caminhão para limpeza de terrenos baldios. O objetivo é de evitar que os resíduos sejam depósitos de água parada e que não se tornem criadores do mosquito Aedes aegypti.

CS é feita por pessoas, para pessoas

Para um ambiente mais humano, a equipe de Recursos Humanos e Gente e Gestão promovem palestras, encontros e materiais de comunicação para Intranet sobre saúde, em momentos importantes e emblemáticos, visando à informação e à adoção de cuidados preventivos. Entre os temas estão o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Doação de Sangue e Prevenção à Dengue.

Periodicamente, a CS também realiza campanhas de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão. Todos os colaboradores são estimulados, através de comunicações, para se solidarizarem à causa e se tornarem doadores.

De acordo com Renata Stéfani, diretora de Gente e Gestão do grupo, as práticas da Construtora visam integrar os colaboradores à cultura da empresa em práticas simples, porém eficientes, através do uso de mensagens-chave claras. “São ações simples, fáceis de serem adotadas, porém significativas. Acreditamos na importância de fazer o máximo do que é possível dentro de cada contexto. Essa é a principal mensagem que passamos aos nossos colaboradores, de que é nossa responsabilidade contribuir para que o mundo evolua de forma ética, a partir do nosso engajamento pessoal”, finaliza a gestora.