Construção Sustentável: Saiba mais

A construção sustentável procura, durante toda sua produção e pós-construção, amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. A aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental é imprescindível, assim como madeiras reflorestadas e tijolo de adobe – feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, por exemplo.

As diretrizes gerais para edificações sustentáveis podem ser resumidas em nove passos principais, que estão conformes ao que recomendam os melhores sistemas de certificação no mundo, a saber, BREEAM (Inglaterra), Green Star (Austrália), LEED (Estados Unidos) e HQE (França).
Os Nove Passos para a Obra Sustentável são: 

1. Planejamento Sustentável da obra;

2. Aproveitamento passivo dos recursos naturais;

3. Eficiência energética; 

4. Gestão e economia da água; 

5. Gestão dos resíduos na edificação; 

6. Qualidade do ar e do ambiente interior; 

7. Conforto termoacústico;

8. Uso racional de materiais;

9. Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis;

Esse método de construção se destaca, principalmente, por agregar redução do consumo e dos custos de matérias-primas; melhor aproveitamento de recursos, prevenindo o desperdício de materiais; redução na produção de resíduos sólidos; economia na mão de obra, com aplicação de materiais mais leves e práticos; edificações com menor peso estrutural e maior resistência; menor custo de manutenção e muito mais.

No final das contas, também levará o imóvel a um maior valor de mercado, e esse argumento é imbatível.