Conheça os quatro pilares que norteiam a Construtora Stéfani em suas ações de Sustentabilidade

A Construtora Stéfani acredita que a Sustentabilidade é alcançada em mais do que ações pontuais. Para ser e se manter como uma empresa sustentável é preciso inovar, aprender, educar e, acima de tudo, agir com responsabilidade. Por conta disso a construtora defende quatro pilares que norteiam suas ações de forma complementar e integrada:

– Racionalização Construtiva

– Consciência Ambiental

– Investimento em Educação

– Responsabilidade Social

De acordo com o responsável pelo marketing da construtora, Leonardo Caliri, o compromisso da Construtora Stéfani com suas práticas sustentáveis começa desde o planejamento de suas obras, através da Racionalização Construtiva dos projetos. Um processo que consiste em utilizar técnicas modernas para elaborar projetos inteligentes que permitem otimizar recursos, minimizar impactos e evitar desperdícios, resultando numa obra mais limpa, rápida e segura.

Os loteamentos da Construtora Stéfani são referência pelo zelo em relação às zonas de preservação e integração com novas áreas verdes e de paisagismo, que fazem parte de sua Consciência Ambiental. “Nossos empreendimentos são sempre pautados por análises técnicas e estudos de impacto ambiental a fim de resguardar toda flora, fauna, áreas de mananciais e de cursos de água nativos às regiões trabalhadas. Esse mesmo cuidado é tomado na integração de nossos loteamentos com as redes urbanas existentes, evitando possíveis sobrecargas no sistema e otimizando recursos de infraestrutura”, explica o Caliri.

Além da preservação de áreas verdes naturais, a construtora também cria novas zonas de áreas verdes em seus projetos, com um paisagismo que traz espécies nativas e/ou ornamentais para seus loteamentos, criando espaços de beleza natural que estimulam a atividade física, a saúde, o bem-estar dos futuros moradores. As ações de reflorestamento da construtora também se projetam para muito além do espaço dos loteamentos, com a doação de mudas de plantas e árvores para muitas das cidades onde atua, estimulando a consciência ambiental de suas populações.

No que diz respeito ao Investimento em Educação, por meio de seus relacionamentos, a Construtora Stéfani busca formas de orientar seus clientes, colaboradores e parceiros, como o conteúdo criado em suas mídias sociais e em seus materiais de apoio. As informações abrangem diversos campos, desde orientações a respeito de educação financeira, como normas e técnicas para construção civil ou boas práticas para o convívio de novas vizinhanças e até mesmo material instrumental de gramática e língua portuguesa, para melhor comunicação de seus colaboradores.

“A Construtora Stéfani acredita na educação como um dos principais agentes da mudança e, quando aliada a tecnologia, potencializa o seu poder de transformação. Por isso, temos um programa interno especial de financiamento parcial de cursos e graduações formais para nossos colaboradores se especializarem e modernizarem cada vez mais”, reforça Leonardo.

Por fim, todas as práticas mencionadas acima ressoam no espaço de trabalho dos colaboradores da Construtora Stéfani e em todos os setores existe o incentivo pela prática racional e consciente das atividades e pela busca em sempre aprender e melhorar. 

“A manutenção dessa cultura é um trabalho desempenhado todos os dias pelo setor de Recursos Humanos. Para isso, são promovidas várias ações de conscientização das equipes de colaboradores, das quais podemos destacar, por exemplo, o uso mínimo de papel (graças ao investimento em tecnologias digitais de comunicação), a redução do desperdício de copos de plástico com o uso de copos reutilizáveis de aço inox distribuídos pela empresa, a economia de energia elétrica pelo uso de ambientes repletos de luz natural e a coleta seletiva do lixo, a fim de separar os recicláveis dos orgânicos”, conta Carili.

Outro trabalho importante do setor de Recursos Humanos é a promoção da integração e desenvolvimento da Responsabilidade Social e empatia de seus colaboradores e parceiros por meio das ações de trabalhos sociais que retribuem à sociedade com ajudas pontuais a pessoas em necessidade, promovendo verdadeiras experiências de transformação na vida dos envolvidos.“Aqui, na Construtora Stéfani, acreditamos que construímos muito mais que apenas obras de pedra, areia e cimento. Nós construímos sonhos. São sonhos de quem quer construir sua casa própria, sonhos de quem quer investir em ótimos negócios, sonhos de quem quer trabalhar em uma empresa que valorize seus colaboradores. Para construir e manter estes sonhos no futuro, é fundamental que sejamos sustentáveis hoje e sempre”, finaliza o gestor.