Como aplicar a sustentabilidade em casa

Ter uma casa sustentável parece algo fora da realidade ou muito caro de conseguir, mas não é bem assim. Ser ecologicamente comprometido e colaborar com o meio ambiente é algo bem fácil, e que está ao nosso alcance.

Separamos algumas dicas muito legais. Pode ser que nem todas elas possam ser colocadas em prática de imediato, mas você pode aderir às mais fáceis agora e se planejar para incorporar as demais.

Gere menos lixo

Dispense o uso das sacolas de mercado, compre a granel e consuma mais produtos orgânicos como frutas e verduras. Separe o lixo orgânico e faça compostagem natural. Separe um lixo para os reciclados e dê a destinação correta.

Utilize lâmpadas de LED

Enquanto uma lâmpada de LED gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W, e a fluorescente, 15W. Em termos de preço, a de LED pode ser mais cara, mas vale a pena investir nela para ter uma casa sustentável. Além disso, a durabilidade do LED é grande, e com o tempo você pode compensar o investimento. 

Use pilhas e baterias recarregáveis

Uma pilha/bateria recarregável chega a durar o equivalente a mil descartáveis.
Isso significa menos produtos químicos e matérias-primas que seriam utilizadas na produção, muito menos resíduos descartados de forma inadequada, além de economia para o consumidor.

Evite lavar a calçada

Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.

Lave de uma vez toda a roupa acumulada

Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.