Alguns lugares imperdíveis na Serra da Canastra

Dica perfeita para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, a Serra da Canastra fica localizada no sudoeste de Minas Gerais. A Canastra é muito rica em águas. Por isso é uma terra repleta de cachoeiras que despencam dos paredões da serra. Por todos os lados, você se depara com uma paisagem incrível, revelando um verdadeiro paraíso pouco conhecido.

As principais opções do que fazer na Serra da Canastra ficam por conta das visitas as cachoeiras, que são os destinos principais dos passeios com veículos 4×4. Você também tem a opção de praticar cicloturismo, caminhada e rapel, além de aproveitar a incrível culinária do local, com destaque para os famosos queijos.

Nascente do Rio São Francisco

A Canastra guarda a nascente do Rio São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil, que rasga 5 estados e 521 municípios. A nascente fica a 6 km do centro de visitantes. Há um pequeno estacionamento e uma antiga imagem de São Francisco de Assis.

Cachoeira Casca D´Anta

Com 186 metros de altura, pode ser observada tanto pelo alto quanto pela parte inferior. A trilha pela parte baixa tem quatro quilômetros. A parte mais alta da trilha é uma escarpa do Chapadão do Diamante, de onde se tem uma bela vista do vale que separa os maciços da Canastra e da Babilônia.

Cachoeira do Fundão

Com certeza uma das mais belas entre as milhares que existem na Serra da Canastra. Para chegar à cachoeira do Fundão é preciso entrar no Parque Nacional da Serra pela portaria 1 em São Roque de Minas, ou pela portaria 4 em Sacramento. O acesso até à grande queda d´água, que só é feito a pé por uma trilha, requer o mínimo de preparo físico. Mas compensa cada segundo. 

Curral de Pedra

O Curral de Pedras é o que restou de um antigo “retiro”, fazenda de uso temporário, geralmente no inverno, quando o gado de leite era levado para as partes altas da Serra, devido à destacada altitude em relação ao Chapadão. 

Os muros de Pedras construídos sem argamassa são uma das tradições mais notáveis da Canastra.

Fazendas e restaurantes

Não há como não pensar em queijo quando se fala em Serra da Canastra. Encontrado em diversas formas, tamanhos, curas e pratos, o queijo da Canastra está por toda parte, marcando com seu sabor característico as receitas regionais. A boa e velha comida mineira, simples e cheia de história, é preparada em um bom fogão à lenha.