A importância do estágio no processo de crescimento profissional

Aqui na Construtora Stéfani nós levamos o estágio muito a sério, com uma cultura organizacional bem definida e boas oportunidades para os jovens talentos ingressarem em suas áreas de interesse. Gostaria de saber mais? Neste texto você irá entender um pouco mais a fundo como funciona o nosso processo de estágio!

Novos aprendizados, novos rumos

O estágio é extremamente importante para o desenvolvimento da carreira de um profissional, sabemos que ele também é um momento de dedicação aos estudos e novos aprendizados, por isso que buscamos essa conciliação entre as atividades curriculares e o aprendizado que o estagiário terá na prática, ao trabalhar com a gente. Ou seja, a oportunidade de o jovem aplicar aquilo que aprende na faculdade e também de conhecer coisas que talvez não aprendesse apenas com a teoria.

Além disso, prezamos pelo trabalho em equipe, boa comunicação, responsabilidade, comprometimento e segurança na realização das atividades. Acreditamos que o estagiário representa uma nova visão do processo, que vem para agregar e melhorar diversas atividades executadas dentro da sua área. Assim, do mesmo modo que o estagiário entra na CS para se desenvolver, nós também estamos abertos para aprender com ele, o que torna tudo ainda mais colaborativo.

Onboarding e Integração na prática

É de costume que a recepção dos novos estagiários passe por um Onboarding com o pessoal de Gente&Gestão, em que a equipe se dedica a integrar esse novo colaborador, mostrar a história da empresa, políticas internas, áreas de atuação, apresentar a estrutura CS e toda nossa equipe. Além disso, os estagiários de todas as áreas têm a oportunidade de conhecer, ao vivo, alguns dos empreendimentos da região, dando uma experiência de imersão prática do nosso produto final.

Assim que inicia sua jornada conosco, o novo integrante recebe um e-mail de boas-vindas contendo informações necessárias para o início de suas atividades e, paralelo a isso, também é enviado um comunicado sobre o novo membro para a toda a equipe Construtora Stéfani.

Também temos o programa de Buddy, em que cada estagiário recebe um companheiro, da mesma área ou área diferente, responsável por garantir a maior integração da pessoa nessas primeiras semanas, ou seja, ser a companhia para compartilhar dúvidas, dores e felicidades.

Nesta caminhada de descoberta, a área de Gente&Gestão acompanha a adaptação do novo colaborador com a Construtora Stéfani e se coloca à disposição para apoio e esclarecimentos, pois além de atrair novos colaboradores é necessário ter práticas para mantê-lo na organização.  

Após esses dias de recepção, o novo estagiário vai para sua área de trabalho e cada uma delas tem a sua própria dinâmica de treinamentos específicos para passar ao novo colaborador, mas sempre prezando pela boa experiência do mesmo.

Agora, com o contexto da pandemia, entendemos que o momento pede certos cuidados, novas práticas e adaptação. Por isso, temos praticado o estágio no sistema home office e ou trabalho híbrido. Compreendemos que para dar certo é necessário todo suporte para que o colaborador se sinta apoiado, conectado com o todo e, principalmente, se sinta confortável com a sua nova experiência profissional.

Networking em construção, carreira em expansão

Em se tratando de networking, aqui na CS, os estagiários têm contato interno com pessoas muito competentes que vão ajudá-los dentro e fora da empresa. Em algumas áreas, que necessitam contato frequente com fornecedores e/ou clientes, a rede de contatos tende a ser ainda maior, o que possibilita um desenvolvimento vasto do networking para quem está começando a carreira.

O que demonstra ainda mais o nosso comprometimento com os jovens talentos, é o fato de que as pessoas que começam um estágio na Construtora Stéfani e que demonstram alinhamento com os valores, interesse e comprometimento com o seu trabalho e entregam resultados, têm sim, muita chance de se desenvolverem profissionalmente e de construir uma carreira de sucesso na Construtora Stéfani.

As oportunidades são muitas. Temos orgulho de dizer que temos casos de sucesso em nossa história, pois olhamos para ex-estagiários e vemos o quanto cresceram e hoje ocupam cargos de coordenação, por exemplo. Isso mostra que a empresa investe no desenvolvimento profissional, dando oportunidade para que adquira a experiência necessária para assumir novos cargos e desafios.

E nós não paramos de ouvi-los! Leia, a seguir, uma pequena entrevista que fizemos com uma de nossas estagiárias mais recentes, a Aline Pontes dos Santos, estagiária de marketing há dois meses aqui com a gente!

Bate-papo com Aline, a nossa nova estagiária

 – Por que se interessou em trabalhar na CS?

“Por ser uma empresa comprometida com os sonhos das pessoas, seja com os sonhos dos nossos clientes ou com o de cada um que faz parte da equipe.”

 – O que espera dessa oportunidade?

“Oportunidade de crescimento e aprendizagem!”

 – Quais são os diferenciais que você já tem percebido durante o trabalho?

“Fazer parte da equipe Construtora Stéfani é ter amizade, suporte, valorização profissional e pessoal. É ser ouvido, é saber que ali somos todos iguais e que independentemente de qualquer coisa, você é especial e essencial e é desafiado a melhorar cada vez mais, sabendo que ali terá amigos para a vida toda.”

E aí, ficou interessado em fazer um estágio aqui na Construtora Stéfani? Então fique de olho em nossas oportunidades em nosso site ou redes sociais! #UmLugarParaCrescer