A importância das áreas verdes e a sua valorização nos bairros planejados

Hoje vamos falar sobre um assunto de grande interesse aqui na Construtora Stéfani: as áreas verdes de nossos loteamentos. Você já deve ter notado que elas estão presentes em todos os nossos projetos, afinal, sabemos o quão importante as áreas verdes são para a nossa qualidade de vida e por conta disso, fazemos do seu cultivo e manutenção uma de nossas mais importantes missões!

Ao longo do texto você entenderá melhor o que são as áreas verdes e como elas contribuem para a qualidade de vida e para a preservação ambiental.

Características e benefícios das áreas verdes

São chamadas áreas verdes os espaços como reservas ecológicas, parques estaduais, florestas nativas e, claro, os espaços urbanos como parques, praças e áreas de preservação. Todas estas áreas possuem um importante papel na qualidade de vida e bem-estar da população e na conservaçãoambiental da região.

Dentre os principais benefícios das áreas verdes, podemos citar o aumento da umidade do ar, o aumento da permeabilidade do solo (diminuindo a possibilidade de enchentes e inundações), a redução na velocidade dos ventos, a redução da erosão do solo, a redução da temperatura e até mesmo a diminuição das ilhas de calor (causadas pelo adensamento das construções urbanas, de asfalto e de concreto). Além disso, ainda possuem um grande efeito na redução da poluição e dos ruídos, sendo também um elemento de valorização visual e de abrigo para muitas espécies nativas de animais.

O espaço das áreas verdes nos bairros planejados

Aqui na Construtora Stéfani, antes de cada novo projetos são realizados diversos estudos de impacto ambiental, de topografia e engenharia, a fim de sempre realizar o melhor projeto possível para cada região, buscando não apenas o desenvolvimento urbano, mas também a maior qualidade de vida de todos os envolvidos em nosso negócio.

No escopo geral desses projetos, todos os nossos loteamentos contam com infraestrutura completa: pavimentação, rede de água e esgoto, galerias de águas pluviais, rede elétrica, paisagismo e claro as áreas verdes.

Se reunirmos todos os nossos loteamentos, somamos mais de 4.000.000 de m² só em áreas verdes, equivalente a mais de 484 campos de futebol! Interessante, não é?

Compromisso com o meio ambiente

Exercemos um forte empenho na responsabilidade ambiental para enaltecer nosso compromisso também com o desenvolvimento sustentável. Hoje, somados todos nossos empreendimentos, já são mais de 300.000 mudas de árvores plantadas, de dezenas de espécies diferentes, muitas delas de vegetação nativa, promovendo o reflorestamento em muitas cidades! Além disso, a cada novo empreendimento buscamos desenvolver projetos que visem o bem-estar e o convívio social das novas comunidades de moradores!

Temos um conteúdo super interessante sobre as práticas para uma boa convivência dentro dos bairros planejados, para ler a matéria clique aqui!

Você também pode fazer a sua parte

Todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente e é nosso dever como cidadãos conservar as áreas verdes. Com cada um fazendo a sua parte, fica mais fácil crescermos ambientalmente como um todo.

Veja a seguir algumas dicas do que você pode fazer:

  • Contribua mantendo as áreas verdes limpas do descarte de lixo;
  • Não jogue entulhos de construção ou outros materiais próximos em lugares não apropriados para descarte;
  • Respeite a fauna local, os animais são essenciais para o equilíbrio do nosso ecossistema;
  • Evite queimadas e o descarte de bitucas de cigarro em locais públicos. Estes atos podem dar início a incêndios acidentais, principalmente nas épocas mais secas do ano;
  • Nunca alimente animais nativos, a nossa alimentação pode causar problemas às espécies silvestres;
  • Cuide da vegetação local, procure conhecê-la melhor para as necessidades específicas de cada planta.

Além de um dever cívico, respeitar a natureza pode ser muito gratificante, pois estamos também exercendo a sustentabilidade e cultivando bem-estar e saúde para a nossa e as futuras gerações.

Esperamos que tenha gostado! Até a próxima!