5 dicas de Organização Financeira para começar o ano bem!

Mais um ano se inicia e com ele a oportunidade de rever as suas finanças. Um bom momento para se planejar, criar metas pessoais e garantir um futuro melhor para você e quem você ama. O planejamento financeiro é a base que permitirá você realizar os seus sonhos, planejar seu negócio ou investir em um imóvel próprio, e essas são algumas oportunidades que você poderá aproveitar junto com a Construtora Stéfani.

Pensando nisso, criamos esse guia rápido de organização financeira, para te ajudar a conquistar os seus sonhos, manter o foco nas despesas e equilibrar as finanças. Confira o nosso passo a passo.

1.      Analise o seu estado financeiro

A primeira coisa a se fazer para conquistar a independência financeira é descobrir a realidade das suas finanças. Faça uma tabela com todas as suas despesas, começando pelas fixas: aluguel, contas da casa, cartões e seguros. Depois, parta para as variáveis como supermercado, farmácia etc., enfim, tudo o que você consome. Tente não deixar nada de fora dessa análise, até mesmo o cafezinho que você toma será importante para a segunda etapa do planejamento financeiro.

2.      Revise seu saldo no fim do mês

Em prol de garantir uma vida financeira equilibrada, é preciso seguir uma regra básica: gaste menos do que ganha e garanta saldo positivo no final do mês. Se as suas despesas somarem mais do que a sua renda, você pode ter problemas. Nesse caso, você deverá revisar seus gastos, de maneira a tentar diminuir o possível (melhor focar no que é variável primeiro), economizando onde puder ou garantindo uma fonte de renda auxiliar. O ideal é começar a guardar 30% do que você ganha para investir no futuro e destinar o restante para suas despesas.

3.      Renegocie dívidas

Caso você tenha dívidas, a prioridade será liquidá-las. Procure fazer renegociações, principalmente de dívidas que cobrem altas taxas de juros. Estude suas possibilidades dentro de cada instituição e veja o que será mais oportuno para sua situação.

4.      Comece uma reserva de emergência

Montar um fundo de emergência é essencial para que você não fique descapitalizado no caso de algum imprevisto, o sugerido é que você tenha guardado de 3 a 6 meses do seu custo de vida, assim você evita dívidas futuras ou a necessidade de venda de algum bem, por exemplo.

Dos 30% que você começa a poupar, tente ter uma porcentagem para os imprevistos. Nunca se sabe quando precisará para acidentes ou enfermidades.

5.      Estabeleça metas

Pense em como você imagina a sua vida em curto, médio e longo prazo, um exemplo é pensar daqui 5, 10, 15 anos e estabelecer objetivos. Dê prazos para cada um deles e tente seguir um cronograma, isso ajuda a manter sua motivação, foco e criar o hábito de organizar suas finanças. Sabendo planejar, é possível ter uma vida financeira equilibrada e deixar esses objetivos cada vez mais pertos de serem alcançados. Seguindo as nossas dicas você verá que é possível mudar a sua realidade e começar a investir no seu sonho de construir sua casa ou negócio próprio. Com opções de parcelamento que cabem no seu bolso, a Construtora Stéfani tem muitas oportunidades para você adquirir um lote com localização privilegiada, em um bairro com toda a infraestrutura que você e a sua família merecem.