Distante apenas 45 km de Ribeirão Preto e 369 km de São Paulo, Pitangueiras cresceu à margem esquerda do Rio Mogi Guaçu, cruzada por tropeiros e comerciantes, nas primeiras décadas do século XIX.
No final da década de 80 do século XIX Pitangueiras foi invadida pela cultura cafeeira. O ouro verde expandiu-se de forma acentuada por toda região.
Pitangueiras, por sua vez, também viveu a expansão desse novo ciclo econômico. Várias fazendas produziam café trazendo a riqueza para a pequena cidade que se formava.
No começo da década de 1.970 com a crise mundial nos preços do petróleo, toda a região optou pela produção de álcool combustível. Era o começo do Proálcool, que promoveu uma mudança radical na estrutura socioeconômica e cultural, em todas as cidades da região. Terrenos, imóveis, loteamentos e lotes na região
Destilarias foram construídas e muitas usinas adaptaram-se para produzir o álcool hidratado carburante, o que movimentaria grande parcela da frota nacional de veículos.
Com o fim do programa, no começo da década de 1.990, Pitangueiras entrou no ciclo de gêneros alimentícios e manufaturados, mantendo seu bom padrão de qualidade de vida.
Hoje, com população estimada em torno de 40.000 habitantes, é uma cidade pronta e com todas as condições para receber novos negócios e moradias.
O melhor ainda está por vir em Pitangueiras.
Publicado em - 18 de março de 2020
Comments